Inquisições

8.4.05

Um pequeno apoio cibernético (já que tive de saber por mim próprio)*

A Internet é um espaço de partilha (ou apenas de recolha) de informação. Qualquer pessoa que queira usufruir deste meio precisa de compreender como funciona, pois tem uma cultura própria.

Dentro do meio cibernético existem ferramentas à partida complexas para quem não tiver qualquer noção do que são, ou para que servem. Dessas ferramentas, encontramos os blogues, os wikis e o rss, como apoios para a fruição deste meio.

Os blogues são, para qualquer utilizador, a forma mais fácil para criar uma página pessoal. Nesta podem publicar o que quiserem, quando quiserem. Funciona de forma simples: um bloguista escreve o que quer sobre a forma de um post, que ficará organizado na página segundo uma ordem cronológica inversa, ou seja, os mais recentes figurarão no topo. Mais do que isso, este software permite que sejam anexados aos posts comentários de outros utilizadores, que assim poderão criticar, contribuir, ou simplesmente elogiar o texto partilhado.

Os wikis funcionam como um meio democrático de fazer uma página na Internet. Tendo conhecimento do código pelo qual se rege o funcionamento dos wikis, qualquer utilizador pode alterar o conteúdo de um sítio desse tipo, o que faz delas páginas em constante evolução. A sua principal utilidade consiste na possibilidade de compilação de todo o tipo de informação, por qualquer pessoa que queira ou tenha algo a contribuir. A Wikipedia é uma enciclopédia de carácter geral, gratuíta (e consequentemente em regular crescimento), e é o maior exemplo do sucesso dos wikis. O crescimento massivo da partilha de conhecimentos levou a que se tematizassem os wikis, estando agora ao alcance de qualquer um adquirir conhecimento específico sobre cinema ou viagens em wikis criados apenas para esse efeito. Mais, se se quiser contribuir, por exemplo, para a disseminação de qualquer receita típica da zona onde habita, está ao seu alcance publicá-la no wiki próprio.

Rss significa, mais comummente,“really simple syndication”. É um software que foi desenvolvido por bloguistas, e que basicamente encaminha para o nosso computador certos aspectos de um site que “marcámos” como sendo área de interesse. Assim, em vez de estarmos à procura da informação que pretendemos obter, temos um programa que, depois de registado o rss do sítio do qual pretendemos obter dados, acompanha as actualizações nele feitas, fazendo por nós o trabalho, muitas vezes moroso, de reunir e organizar tudo o que pretendemos desses mesmos sítios.

Fontes:

We the media

Wikipedia

*elemento pretensiosamente não sujeito a avaliação